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Inbound marketing: atraia clientes com essa estratégia

Entenda como fidelizar e atrair clientes a partir do Inbound Marketing.

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Por que investir em Inbound Marketing?


O Inbound Marketing se popularizou a partir de 2009, nos Estados Unidos, com o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, dos autores Brian Halligan e Dharmesh Shah. 


O sucesso foi tanto que as marcas começaram, então, a pesquisar e adentrar cada vez mais nesse universo. 


O motivo da rápida ascensão da estratégia entre marcas de todos os portes do mundo inteiro foi o fato de que, através de um conjunto de ações, ela leva o cliente até a sua marca; ou seja, são os leads que chegam até você, e não o contrário, como acontece no Outbound Marketing.

Inclusive, outro fator que explica o porquê da ideia ter sido tão comprada é que, segundo pesquisas realizadas pela Hubspot, o Inbound Marketing chega a ser até 62% mais barato para as empresas, se comparado ao marketing tradicional.

Além disso, um ponto importante para se pensar é que o Inbound Marketing é uma estratégia que vai de encontro ao comportamento do usuário on-line. 

Afinal, pela estratégia, são produzidos conteúdos e ações que respondem às perguntas que são buscadas na internet pela sua persona.

Ou seja, quando a sua audiência começa a procurar a solução para um problema ou dor, o Inbound entra em ação, levando o cliente de encontro a sua marca.


Etapas do Inbound Marketing: por onde começar?


A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência de quatro etapas. Assim, para que ela seja um sucesso, deve passar pelas seguintes fases:

 Atrair, converter, vender e encantar.
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  • Atrair: consiste em atrair tráfego qualificado para os canais digitais da sua marca: site, redes sociais, etc. Por essa razão, é a primeira etapa da estratégia, levando os potenciais clientes a visitas frequentes em suas plataformas.

  • Converter: depois de atrair a audiência para seus canais on-line, chega a hora de partir para segunda etapa, que consiste em converter essas visitas em leads e, assim transformá-los em oportunidades reais de venda.

  • Vender: leads convertidos e nutridos. Agora, nessa etapa, é o momento de avaliar em qual estágio do funil de vendas eles estão para conduzi-los na jornada de compra e, assim, converter a venda. 

  • Encantar:a jornada do Inbound não termina após fechar a venda. Pelo contrário, agora começa uma nova etapa, que consiste em encantar seus leads, a fim de que se tornem promotores da sua marca, atraindo mais clientes para consumirem seus produtos e serviços por recomendação.  


São etapas que se complementam de forma inteligente. Apesar de seguirem uma ordem lógica, elas podem caminhar juntas em diversos momentos, a depender dos objetivos que você pretende alcançar.



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3 dicas para atrair leads com Inbound


1- Ofereça algo gratuitamente


Uma das melhores táticas de atração de leads é a oferta de bônus e materiais grátis. Com essa dica, você explora o gatilho mental da reciprocidade, levando a persona a consumir algo da sua marca pela vantagem da gratuidade.


Para isso, vale oferecer e-books, acesso a lives ou até amostra grátis de produtos e serviços. 


2- Invista em materiais ricos


Os materiais ricos são parte fundamental do Inbound Marketing. Por isso, para começar a atrair leads, são uma ótima opção. 


Afinal, através da produção de conteúdo relevante, você mostra à sua audiência que você entende suas dores e, assim, será capaz de resolvê-las ao longo da jornada do consumidor.


3- Responda às dores da sua persona


Essa é a dica-chave para atrair leads. Na primeira etapa do funil, esse lead precisa ser nutrido com conteúdos que façam ele compreender que tem um problema. 


Assim, ele começará uma jornada em busca de soluções, e é aí que a sua marca deve aparecer com consistência, respondendo às dores dessa persona para gerar conexão entre o problema e a solução oferecida pela sua empresa.


3 dicas de ouro para fidelizar leads com a estratégia


1- Aposte em newsletter


Para fidelizar seus leads, é preciso manter o relacionamento mesmo após a venda. Sendo assim, a newsletter é uma ótima dica para manter contato com o seu cliente, mantendo a sua marca na memória desse consumidor.


2- Produza conteúdos relevantes para leads de todas as etapas do funil


É muito importante avaliar a jornada de cada lead. Por isso, para fidelizá-lo, pense conteúdos específicos para a etapa em que ele se encontra, buscando criar o relacionamento da forma mais assertiva possível às suas necessidades.


3- Reavalie a jornada de cada lead


A jornada de compra de um lead não é linear. Afinal, ele pode transitar por várias etapas do funil de vendas antes de concluir a compra. 


Por isso, é importante fazer avaliações constantes da jornada de cada potencial cliente. Afinal, você precisa acompanhar esse fluxo para construir um relacionamento adequado ao momento em que ele está.


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Em 27/01/2023 às 10h10 - Atualizado em 04/10/2023 às 09h13